Architecture et Développement

Um habitat digno e sustentável para todos

Página inicial > Nossas Ações > Projetos > Renovação urbana na Martinica: A&D premiada em primeiro lugar no (...)

Renovação urbana na Martinica: A&D premiada em primeiro lugar no concurso.

quarta-feira 5 de agosto de 2020, por Tiago Vier

Todas as versões desta matéria: [English] [français] [Português do Brasil]

Associada àTectone e YCF, a A&D venceu a consulta pública da região PUCA com um projeto de assistência àhabitação autoconstruída projetada utilizando a tecnologia de Parede de Pedra Confinada (Gabiões) e Light Gauge Steel (LGS)

Lançado pela região PUCA, com o apoio financeiro da DEAL Martinique, o programa OPHROM tem como objetivo dar respostas eficazes a dois grandes desafios:
- * reduzir a pegada ecológica da construção nas Antilhas, particularmente num contexto de alta dependência energética e importação de produtos de construção,

  • facilitar a relocalização de populações que vivem em áreas expostas a grandes riscos naturais, particularmente como resultado do recuo da linha costeira, desenvolvendo uma atraente oferta de reassentamento em termos de preço e qualidade de uso.

A cidade de Le Prêcheur, no norte da Martinica, enfrenta inúmeros perigos climáticos (terremotos, ciclones, elevação do nível das águas, deslizamentos de terra, tsunamis); desde janeiro de 2018, também está sujeita a lahares, fluxos de detritos vulcânicos lamacentos altamente concentrados do Monte Pelée, que ameaçam destruir metade da cidade.

A proposta ganhadora consiste na construção de 125 unidades habitacionais coletivas e individuais nas dunas da cidade, abrigadas dos riscos ambientais, para reassentar os habitantes afetados. O princípio de construção, uma parede de pedra confinada (do francês, Mur en pierre confiné - MPC), comumnente chamada de gabiões, utiliza pedras provenientes de deslizamentos de terra recuperadas do vale. Estamos, portanto, reassentando usando os materiais produzidos pelos desastres naturais.

O projeto limita o uso de madeira e concreto importados da França metropolitana em favor de materiais provenientes da Martinica ou importados das Américas. A abordagem pretende ser altamente respeitosa do meio ambiente em todos os seus aspectos: escavação limitada, manutenção da continuidade biológica, não competição entre habitações e as áreas de agricultura, materiais locais, ventilação natural e refrigeração. Finalmente, a grande simplicidade de implementação torna possível prever a autoconstrução de moradias.

Equipe: Tectône, Architecture & Development (ONG), Élément Ingénieurie (BET), Laboratoire Géométrie Structure Architecture (ENSA Paris-Malaquais), YCF groupe (empresa haitiana de arquitetura e engenharia civíl).

Documentos anexados